top of page

CRÔNICA: O South Summit rumo ao BabyApp

O South Summit 2023 propôs desde ferramentas para a inclusão financeira entre trabalhadores temporários, até aplicativos para tornar mais segura a intubação de pacientes. Três inovações me chamaram atenção: a plataforma digital Quando eu Partir, criada para oferecer “um espaço virtual seguro [...] para que o usuário possa registrar desejos e orientações – desde cuidados com o pet até o destino de suas redes sociais” (ZH de 31/03); o Mozper, que foi matéria da Exame, um app projetado para que os pais possam “dar uma mesada para os filhos e estabelecer regras de gastos para que eles não estraguem tudo em videogames”; e a Cowmed, que oferece coleiras com inteligência artificial para monitorar vacas e “mostrar para o mundo a nova pecuária, em que a opinião do homem não importa, mas sim a da vaca”.



Penso que as tecnologias podem criar atalhos perigosos nos relacionamentos humanos, correndo o risco de parecer saudosista com a imagem do pequeno produtor que intui o parto da Mimosa, mesmo sem wi-fi. Mas o Cowmed é para grandes produtores, com relações “impessoais” com as vacas. A “end-of-life-startup”, do mercado das “death techs” – se a expressão não for em inglês não é South Summit – livraria herdeiros de burocracias. Sem apps eles não sabem que o finado desejava amparo vitalício para o Rex? E os pais não ensinavam a gastar com responsabilidade? Não intervinham antes do gasto no qual os filhos “estragaram tudo em videogames”? (sic). Vigiar é diferente de educar, tarefa primeira dos pais.

Meu condomínio elegeu a portaria virtual. De presencial e constante, restou o ronda. Outra noite, policiais trouxeram um idoso com Alzheimer, encontrado vagando pelo bairro. O ronda identificou morador e apartamento, e pode leva-lo para casa. O app faria isso?

Entre meus tantos medos na vida, há dois que só crescem: a substituição do ronda por um app e a oferta de babeiros eletrônicos para monitorar bebês, com alerta para fraldas cheias.

Aí o mundo acaba.


Por Silvia Generali


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page