ARTES: Exposição Virtual: Cores e Efeitos da Quarentena


Sílvia Generali

Amigos,

A minha primeira exposição, NATUREZA FEMININA, realizada na sede da ADUFRGS, foi
interrompida – como tantos outros projetos – pela quarentena imposta pelo COVID-19.
Fiquei pensando em um modo seguro de não parar de produzir e de compartilhar arte, e aí surgiu a ideia da exposição virtual.

Participo do Curso de Formação de Escritores da Metamorfose e, desde o primeiro dia de aula, ouvi o professor Marcelo Spalding repetir que “o conto não conta uma história, causa um efeito”. Em vias de publicar meu primeiro livro individual de contos, A Dança dos Ratos, me ocorreram diversos paralelos entre a literatura e as artes visuais. Ambos são expressões artísticas, são produto da subjetividade do autor e resultado da subjetividade do apreciador.

São mais que letras e tintas, são emoções, sentimentos e pensamentos lançados a público. E tanto o conto quanto um quadro, a meu ver, não contam histórias nem mostram imagens, mas causam um efeito (com a devida licença do professor Spalding).

Assim, me pareceu apropriado para esta primeira exposição virtual apresentar trabalhos produzidos durante a quarentena, com todos os impactos emocionais que ela provoca, e pedir para escritores de contos, crônicas, novelas e até de textos acadêmicos que relatassem suas sensações – sempre tendo como pano de fundo a pandemia.

O processo foi uma oportunidade de estar próxima de amigos queridos e de dividir impressões.

O resultado foi emocionante. Ver o efeito que cada obra causa nas pessoas e como elas o expressam foi uma experiência mágica, da qual ficarei para sempre grata.

Espero que todos apreciem a poesia dos textos e as cores das obras.

Clique aqui e confira a Exposição Virtual,

Silvia Generali
artista, escritora e psicóloga
Porto Alegre, 17 de junho de 2020

voltar

Sílvia Generali

E-mail: sgeneralicosta@gmail.com

Whatsapp: (51) 99911-2070

Clique aqui para seguir esta autora


Pageviews desde agosto de 2020: 3498

Site desenvolvido pela Metamorfose Empreendedora