ARTES: Exposição Natureza Feminina, de Silvia Generali na ADUFRGS


Sílvia Generali

Convite para a Abertura da Exposição
Natureza Feminina, de Silvia Generali
Dia 12 de março, às 18h, no Hall da Sede da ADURGS
(R. Barão do Amazonas, 1581)

Natureza Feminina



“Não acredito que existam qualidades, valores, modos de vida especificamente femininos: seria admitir a existência de uma natureza feminina, quer dizer, aderir a um mito inventado pelos homens para prender as mulheres na sua condição de oprimidas. Não se trata para a mulher de se afirmar como mulher, mas de tornarem-se seres humanos na sua integridade”. (Simone de Beauvoir)

Compreender a natureza feminina não como algo natural, mas como aquilo que se constitui nas interações de toda ordem pode significar uma das definições do ser feminina. Somos magma, iceberg, vento, céu e mar. Somos fluidas, somos homo e hétero, trans ou aquilo que nossa alma desejar. Somos fumaça e rocha, às vezes continente, às vezes arquipélago, mas sempre sangue, semente e finitude.Somos liberdade e vida.
Ao olhar os quadros de Sílvia Generalli, professora aposentada da UFRGS, nos deparamos em sua abstração de pintura gestual com o universo constituinte do feminino. A liberdade da pincelada inventa e interpreta na energia da criação a complexidade que constitui a natureza feminina.
Como a selva, somos imprevisíveis, podemos nos modular de areia movediça à raiz potente, da serenidade da flor à inexatidão das copas das árvores. A sombra que toca o desconhecido e a luz que pulsa amor e a sexualidade constante.
Diz o mito que viemos do barro, apenas uma das histórias sobre o mundo para contar. A verdade é que somos a terra em si e as possibilidades que ela pode proporcionar. Somos redenção, somos desejo, vulcão em erupção, pulsamos a vida em sua essência, em seu vir a ser.
Tal como o iceberg ou a montanha, nos revelamos em profundidade a quem se aventura a conviver com intempéries. Não hesitamos em ser fortaleza ou furacão e inclusive em não sê-los.
Movimento polifônico e impreciso, mas intenso e colorido, eis a natureza feminina!
Nossas fases são como as da lua, revelamo-nos conforme o estímulo, tal qual a esfinge. Feminino é magia.
Há uma tendência e ânsia na definição daquilo que é feminino. A natureza desponta em volume, energia e densidade.
Tal como os astros, giramos ao redor do sol , buscamos luz e empoderamentos na beleza de ser.
Mas se um dia formos escuridão, ainda assim, no mundo abissal, nossa energia se fará luz e desenhará caminhos sinuosos, tal qual nossa corporeidade, a endeusar, nutrir e criar as possibilidades de uma natureza e universo femininos.


Sobre a pintora

Psicóloga, Doutora e Mestre em Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, Silvia Generali da Costa construiu sua carreira convivendo com um universo predominantemente masculino no trabalho. Não era comum nas décadas de 1980 e 1990 haver mulheres em cargos estratégicos no mundo corporativo. Foi observando e atuando neste ambiente que decidiu aprofundar-se no estudo do Comportamento Organizacional: aspectos como liderança, diversidade, mudança, assédio sexual e assédio moral, fizeram parte de suas pesquisas e de seus ensinamentos junto à Escola de Administração da UFRGS. Foi autora do primeiro livro sobre Assédio Sexual no Brasil, ocorrência cujas principais vítimas são as mulheres. Foi pioneira nas pesquisas sobre diversidade nas organizações na academia gaúcha, enfocando os aspectos de gênero, raça e etnia e diversidade sexual. Aposentou-se e pode dedicar-se mais intensamente às suas experimentações artísticas. Com mais de 20 quadros pintados, a ADUFRGS lhe proporciona a primeira exposição, Natureza Feminina.

Exposição Natureza Feminina
ADUFRGS-Sindical
Abertura: 12 de Março, às 18h
Visitação de 12 a 30 de março de 2020, de segunda à sexta, das 9h às 18h
Pintora: Sílvia Generali da Costa
Curadoras: Luciana Boose Pinheiro e Sônia Mara Moreira Ogiba













voltar

Sílvia Generali

E-mail: sgeneralicosta@gmail.com

Whatsapp: (51) 99911-2070

Clique aqui para seguir esta autora


Pageviews desde agosto de 2020: 3514

Site desenvolvido pela Metamorfose Empreendedora